mito-botox

Mitos e Verdades sobre a Toxina Botulínica (Botox)

Apesar de muitas pessoas entenderem o Botox como sinônimo de Toxina Botulínica, um não tem nada a ver com o outro.

Botox é apenas um dos vários fabricantes que fornecem esta substância para o mercado. Porém, com o tempo, quando nos referimos a uma, automaticamente pensamos na outra.

A Toxina Botulínica vem de uma bactéria chamada Clostridium botulinum e é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.

Apesar de seu uso ser popularmente conhecido apenas para fins estéticos, visando amenizar as rugas e linhas de expressão que aparecem com o passar do tempo, a Toxina Botulínica também é utilizada em tratamentos dermatológicos e neurológicos.

Como ela age?

A toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma doença que paralisia os músculos (entre outros sintomas) e é considerada de alta gravidade).

A propagação desta bactéria acontece por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados e até mesmo pelo toque em superfícies que contenham a toxina, como maçanetas e cobertores.

Após a evolução de muitos estudos, concluiu-se que, quando aplicada em doses bem pequenas, a toxina pode trazer benefícios estéticos e ajudar no tratamento de outras doenças. Ou seja: O que diferencia seu efeito no corpo humano, é a dose e o acompanhamento correto do procedimento.

Você já deve ter lido muita coisa sobre a Toxina Botulínica nas redes sociais. Mas, o que é mito e o que é verdade? Nós vamos te ajudar.


A aplicação da Toxina Botulínica é permanente.

Mito! A aplicação dessa substância tem duração de 4 a 6 meses. Após esse período, seu efeito some e os músculos voltam a se contrair normalmente.

Por este motivo, é importante, de acordo com a liberação e acompanhamento do profissional, fazer a reaplicação do produto ao menos duas vezes no ano.

 

A Toxina Botulínica é indicada apenas para mulheres.

Mito! Apesar da incidência de procura ser muito maior entre mulheres, não significa que o botox possa ser usado apenas por elas.

Inclusive, atualmente, os homens tem se preocupado cada vez mais com sua aparência e jovialidade, por isso estão procurando por ajuda profissional para se sentirem melhores e mais belos.


A Toxina Botulínica serve apenas para um tipo de ruga.

Verdade! nós possuímos dois tipos de rugas, as estáticas e as dinâmicas.

As rugas estáticas decorrem da perda de elasticidade da pele, ou seja, são permanentes e você consegue observá-las mesmo com a musculatura relaxada.  Já as rugas dinâmicas são aquelas que só aparecem quando há uma contração muscular, como as em volta da boca ou entre as sobrancelhas e na testa.

O botox só tem efeito em rugas que acontecem com a consequência da contração muscular, as rugas dinâmicas.

A aplicação necessita de anestesia.

Mito! A aplicação da Toxina Botulínica não gera nenhuma dor, logo, não necessita de anestesia.  A aplicação do botox pode ser comparada a de insulina. Feita de maneira correta, não gera dores e nem edemas.


A Toxina Botulínica deixa o rosto com um efeito artificial.

Este pode ser tanto um mito quanto uma verdade.

Os resultados esperados com a aplicação da Toxina Botulínica são o mais natural possível, mas quando não é realizado por um profissional especializado  que conhece  melhor a anatomia da musculatura facial, você corre o risco de sofrer com o exageros na aplicação.

A má aplicação pode resultar em dificuldades de mastigação, expressões faciais e até respiratórias. Por isso é essencial  encontrar um local seguro, com produtos de boa qualidade e um profissional preparado.

FAÇA AGORA MESMO SEU PRÉ-AGENDAMENTO

Deixe um comentário

E! Então você decidiu deixar um comentário! Que legal. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes de sua publicação.