Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

O que é ?

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

Saiba mais

Como Funciona

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de aplicações que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. As aplicações são feitas sob anestésico tópico em forma de pomada, aplicada 30 minutos antes do procedimento, e os resultados são observados em até 15 dias após a aplicação.

Os efeitos durarão de 4 a 5 meses, sendo indicado a reaplicação de 5 em 5 meses.

Indicações

O uso da toxina botulínica e preenchedores faciais na Odontologia, foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução 176/2016, de 6 de setembro de 2016 do Conselho Federal de Odontologia – CFO

Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na área, como é o caso do controle do bruxismo, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. A explicação é simples: quando injetada num dos músculos da face, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais.

A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, a toxina não causa incômodo. Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.

Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem, ainda, ao tratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades.

Entre as suas vantagens mais significativas, trata-se de uma intervenção cujos resultados se verificam rapidamente e de uma solução que apresenta pouquíssimos – e passageiros – efeitos colaterais, de forma que a sua utilização é bastante segura

Preenchedores faciais

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo humano, principalmente na pele, nos tecidos conjuntivos e nas articulações. Além de manter a hidratação, elasticidade e tonicidade da pele, o ácido hialurônico também possui propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.À medida que envelhecemos o corpo produz menos ácido hialurônico e colágeno. Os resultados são o aparecimento de rugas, vincos e depressões. As aplicações de preenchimento com ácido hialurônico reduzem as rugas, corrigem assimetrias do rosto e restauram o volume facial, otimizando o resultado estético dos tratamentos restauradores e melhorando a sua aparência pessoal.Os efeitos do ácido hialurônico duram um ano em média, sendo necessária sua reaplicação para manutenções dos efeitos obtidos.

Os preenchimentos são aplicados sob anestesia local, a mesma já usada por nós dentistas, não havendo nenhuma dor pela aplicação. Juntamente com a injeção de toxina botulínica os efeitos de rejuvenescimento são potencializados. Através de exame clínico e fotografias digitais detalhada avaliamos cada caso de forma personalizada, indicando o tratamento mais adequado às suas necessidades e potencializando a beleza da face como um todo junto a um belo sorriso.

FAÇA AGORA MESMO SEU PRÉ-AGENDAMENTO

Deixe um comentário

E! Então você decidiu deixar um comentário! Que legal. Basta preencher os campos necessários e clique em enviar. Note que o seu comentário terá de ser revisto antes de sua publicação.